(BPF) conhecidas pelo o seu nome em inglês, Good Manufacturing Practices (GMP), consistem em um conjunto de regras que visam garantir a qualidade nos procedimentos operacionais na produção de produtos.
PROGRAMA BPF/GMP COM A LGM
Para poder minimizar a incidência de contaminação em seus produtos, é essencial que a indústria de alimentos preze pela higiene com eficiência adequadas nas instalações e nos equipamentos. Isso é possível quando as Boas Práticas de Fabricação devem fazer parte do dia a dia da sua empresa.
Com ela é possível analisar a higiene pessoal dos colaboradores e de seus uniformes, além de saber se as instalações facilitam o fluxo ordenado dos funcionários, se as estações de trabalho são separadas por áreas e se o ambiente é limpo e seguro.
Entre em contato com a LGM e saiba como podemos ajudar você a instalar as Boas Práticas de Fabricação e assim contar com produtos limpos e de qualidade.
As Boas Práticas de Fabricação foram elaboradas pela OMS e são atualizadas de acordo com a ANVISA. As empresas precisam elaborar seu BPF, respeitando alguns requisitos, que são:
RDC 275/2002 que orienta sobre o controle das práticas de fabricação e dos procedimentos padronizados;
Portaria 1428/1993 que mostra quais são as práticas de fabricação dos alimentos;
Portaria 326/1997 com as exigências das condições sanitárias e de higiene nos estabelecimentos de produção.
Seus princípios básicos buscam garantir que a fabricação seja feita de maneira eficiente com controle de higiene para diminuir os problemas de contaminação cruzada.
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO
Produtos com alto nível de qualidade contribuem para a segurança dos consumidores e dos funcionários da indústria. Características:
Seguir os padrões do procedimento;
Documentar os processos;
Verificar as normas e se elas estão sendo seguidas;
Disponibilizar ferramentas adequadas;
Implementar práticas de higiene;
Promover auditorias periódicas.
Com isso é possível garantir que a indústria tenha medidas uniformes para suas boas práticas.